Blog do Tanlup

08
Oct2013

Como fazer: Boneco de meia

Como Outubro é o mês do dia das crianças, resolvi preparar um tutorial bem democrático, para agradar crianças e adultos! Um boneco de meia, também conhecido como Sock Doll. Eles são simples de fazer e ficam uma gracinha!

Para compartilhar com vocês, fiz um modelo bem simples e imagino que deva ficar lindo se pendurado no espelho retrovisor do carro! Uma boa opção para presentear, hein?

Material necessário:

  • Duas meias de cores diferentes
  • Tesoura
  • Linha e agulha nas cores das meias
  • Botão para acabamento
  • Enchimento (anti alérgico se for para bebês)
  • Olhos de bichinhos. Podem ser botões ou aqueles que compramos próprios para isso

IMPORTANTE: Se o boneco for feito para crianças pequenas, recomendo que os olhos sejam bordados, pois botões saem com facilidade, podendo ser engolidos. Os olhos próprios para esse fim dizem ser bastante seguros, mas nunca testei para contar para vocês. Se alguém souber e quiser compartilhar a informação, ficaremos gratos!

1. Coloque enchimento em uma das meias, para formar uma bola. Corte o excesso de meia e costure.

2. Com a outra meia, cubra a bolinha recém feita, mantendo a costura escondida edeixando uma parte da primeira meia aparecendo. Será o rosto do nosso bichinho.

3. Corte o que sobrar e retire a bolinha de dentro.

4. Para o acabamento ficar bem feito, dobre o tecido da meia como se fosse fazer uma barra de calça. Passe a agulha em zigue zague.

5. Quando terminar, puxe a linha e dê um nó. Por cima do nó, pregue um botão, para esconder imperfeições.

6. Usando a ponta da segunda meia do lado do avesso, faça costuras como as da foto abaixo. Costurei usando máquina nesse momento. Mas, também funciona costurando à mão.

7. Corte a ponta, separando as duas partes costuradas. Vire essas peças para o lado direito. São as orelhas do bichinho. Posicione-as onde achar melhor e costure.

8. Agora é só costurar os olhos. Usei botões porque acho que combinam muito com bonecos de meia. Para economizar trabalho, costurei um botão no outro, como vocês podem ver na foto. E o nó da linha foi para baixo de um deles.

Seu bichinho está pronto!! Quem quiser se aventurar e fazer um corpinho, fique à vontade! Ou ainda, bordar nariz e bigodes! Ficará lindo!

Eu gosto do meu assim, só com cabeça. Parece um serzinho de outro planeta, inspirado nos nossos coelhos de orelhas caídas.

 

Gostou e vai fazer um para a criançada brincar? Então, conta pra gente! ;)

  • Laura Zotori

    Ficou realmente fofinho >.< Acho que vou querer fazer um, achei bem criativo e nada complicado.

  • Le

    Muito fofu!!!