Blog do Tanlup

20
Jun2012

Dicas de Sucesso: Ideias para divulgar sua loja


imagem por Malagueta Craft

É comum ouvir por aí que a propaganda é a alma do negócio. E, realmente, depois de criar seus produtos com o maior carinho e investir em uma loja online, o lojista não pode mesmo sentar e esperar os clientes aparecerem, não é?

Mas uma dúvida constante de quem está começando é como fazer a divulgação da sua loja, em quais meios investir…  E entre milhares de lojas onlines existentes hoje, fazer a divulgação certa pode ser a diferença entre o sucesso e poucas vendas.

Em primeiro lugar, independente do meio de divulgação, é preciso conhecer o seu público alvo, informações básicas como faixa etária, lugares que frequenta, quais os hobbies… quanto mais informações, melhor será para direcionar a propaganda do seu produto. Por exemplo, se o seu público não tem afinidade com redes sociais não há necessidade de perder tanto tempo e dinheiro com isso, e sim descobrir outro meio de se comunicar com seus futuros clientes.

Pensando nesse assunto, separamos algumas ideias de divulgação para sua marca:

1. Redes Sociais

É um meio barato de divulgar sua loja, podendo ser de grande alcance, além de ter uma comunicação direta com o consumidor final. O interessante aqui é saber em qual rede social investir mais e principalmente, como se comportar em cada uma delas.

Apesar de ter um baixo custo, não é necessário que a marca invista em todas as redes sociais existentes, escolha apenas aquelas onde existe maior concentração de possíveis clientes. Cuidar de uma rede social pode ser barato em termos financeiros, mas custa tempo e dedicação, então se sua loja já tem Facebook, Twitter e um blog, precisa ter também um Tumblr, um PinterestOrkut?

É importante atualizar as redes sociais com certa frequência, então é preferível investir em duas ou três (de acordo com o perfil do seu público consumidor) com carinho e dedicação.

No Facebook você ainda pode instalar o aplicativo do Tanlup e ter uma vitrine da sua loja dentro da fan page: apps.facebook.com/tanlupstores

2. Parcerias

Fazer parcerias com blogs ou até outras marcas para divulgar uma loja tem se tornado mais comum, e pode dar bons resultados. Através de blogs você pode fazer anúncios ou sorteio de algum produto seu. Apenas procure saber se o blog em questão tem a ver com seu público alvo, peça um mídia kit para saber quantos acessos esse blog tem, e tente conversar com outras lojas que já sortearam produtos por lá para saber se correu tudo bem. Uma dica é enviar o produto do sorteio direto para o ganhador, assim o blogueiro não precisa arcar com custo algum e evita contratempos no envio.

Outro tipo de parceria pode ser feito com outras marcas mesmo, no caso de produtos que se complementam, por exemplo, se você vende acessórios, pode fazer parceria com uma loja de roupas para um editorial ou sorteios.

3. Eventos/Bazares

Participar de eventos locais ou criar o seu próprio evento pode ser um bom meio de divulgação. Procure saber sobre os eventos culturais que acontecem na sua cidade, participe de feiras e bazares. Você também pode fazer um café ou um bazar na sua casa/salão de festas mesmo, é uma maneira descontraída de conhecer melhor seu cliente, e ainda divulgar e vender seus produtos.

Leia mais sobre como fazer seu evento da série Bazar Sem Medo, do blog Assim,Sim!

4. Anúncios Pagos

Existe também a possibilidade de usar anúncios pagos na internet, os chamados Ads, como no Google e Facebook. Em geral esses anúncios funcionam da seguinte maneira: você escolhe um valor fixo para usar dentro de um mês e paga apenas quando alguém clicar no seu banner ou anúncio.

Por exemplo, se você escolheu gastar 100 reais por mês com esse tipo de propaganda no Facebook, esse valor será divido em 30 dias, limitando o número de cliques por dia. Quando chegar ao limite de valor estipulado para cada dia, o anúncio sai do ar. Já existem vários sites na internet explicando o funcionamento dos Ads, o interessante é pesquisar bastante antes, já que é um serviço pago.

Você pode também fazer anúncio pago em formato de banner em alguns blogs que aceitam esse tipo de divulgação.

5. Newsletter/Lista de E-mails

Uma maneira de manter os clientes e possíveis consumidores informados sobre novidades e promoções da sua loja é enviar e-mails com essas informações. Claro que isso precisa ser feito com muito cuidado para não ser considerado spam.

Você pode ter um link na própria loja online que direcione a pessoa para cadastrar o e-mail para poder receber sua newsletter. Pode ser criado um formulário no Google Docs ou mesmo o serviço do MailChimp (gratuito até 200 e-mails cadastrados).

E você, quais os meios que usa para divulgar sua loja? Alguma ideia diferente dessas?

E caso você tenha dúvidas ou sugestões do que gostaria de ver aqui no blog do Tanlup, você pode sugerir um post. ;)

  • http://www.facebook.com/leiacook Léia Mendes Cook

    Oi Juliane, obrigada pelas dicas, Vc conhece alguma serviço de e-mail pago, tipo do MailChimp, mas em português, e que seja bom? obrigada

  • julipereira

    Olá Léia!

    Que bom que gostou das dicas! :)
    Muitos lojistas usam o próprio Google Docs para registrar e-mails dos clientes. Dá uma olhada nesse link com várias ferramentas: http://www.marketingdigitalblog.com/ferramentas-criar-distribuir-newsletter talvez te ajude.

    Abraços!

  • ariel

    muito boas dicas, especialmente pra quem ta iniciando…obrigado ariel