Blog do Tanlup

12
May2009

Dicas de Sucesso: Personalização básica da sua loja

Este é o primeiro artigo da nova série Dicas de Sucesso! É aqui que você vai encontrar dicas valiosas para sua loja bombar no mundo internético. Por isso não fique pra trás, acompanhe o blog para saber tudo o que você precisa para melhorar sua loja e aumentar suas vendas.

E o primeiro assunto da série é sobre Personalização Básica da Loja, e com isso eu quero dizer: Imagem de cabeçalho, logotipo e descrição da loja. Estes são os elementos básicos para que a sua loja pareça uma loja de verdade! São as primeiras áreas onde você deve atuar quando abrir a sua lojinha, afinal de contas, ninguém dá bola pra uma loja que tenha um quadrado cinza como logotipo e uma descrição em branco, certo?

Então arregace as mangas e vamos trabalhar!

taixiki-estojo
estojo hossomaki, por TaiXiKi

1. Descrição da loja

É nessa área que seu cliente vai saber de cara que tipo de loja você tem. Na maioria das vezes, a imagem que você usa no logotipo e o nome da loja não identificam os tipos de produtos vendidos. É por isso que você tem que descrever muito bem a essência da sua loja, incluindo quais tipos de produtos você vende, de que materiais eles são feitos e o que mais você achar que seu cliente precise saber. Você também pode usar a descrição para anunciar temporariamente promoções ou uma nova leva de produtos adicionados à loja.

A descrição da sua loja não deve ter 1 linha, mas também não precisa ser gigante. Se você conseguir ser sucinto e objetivo, melhor. Mas isso não quer dizer que você não pode acrescentar personalidade e criatividade ao seu texto, porque isso aproxima o leitor. E o mais importante: As primeiras frases são a chave de tudo.

Outra dica: Para aproveitar melhor esse espaço, fale apenas sobre sua loja! Deixe para contar um pouco sobre quem é a pessoa por trás da loja ou colocar links externos como blog, flickr ou orkut em outras Páginas do Info que você pode e deve criar.

2. Imagem de Cabeçalho e Logotipo

São eles que primeiro vão diferenciar a sua loja das demais, então não passe batido por essa etapa! Faça algo que tenha a ver com a sua loja, seja usando uma fotografia, ilustração ou apenas tipografia.

Imagem de Cabeçalho. Para se adaptar ao tema padrão do Tanlup, ele deve ter 820px de largura. Essa é a única especificação para que o banner fique alinhado com o restante do layout da sua loja, a altura você escolhe. E isso é importantíssimo, porque um banner cortado e mal feito já faz a sua loja perder pontos com o cliente.

Logotipo. Esse é o avatar da loja, o que vai aparecer na página Sobre da sua loja e dentro do site do Tanlup também. Prepare alguma coisa bem legal para ser a identidade da sua loja.

Como fazer? Se você não possui nenhum software como Photoshop, Illustrator, Corel Draw ou Photo-Paint, pode usar um editor de imagens online. Eles funcionam quase da mesma forma que os que precisam ser instalados no computador, então deve ser bem fácil de usar. Aí embaixo segue uma lista com os melhores editores online pra você escolher:

SUMO Paint – http://www.sumopaint.com/web/
Picnik – http://www.picnik.com/
Pixlr – http://www.pixlr.com/app/
Splashup – http://www.splashup.com/splashup/
Phoenix – http://aviary.com/tools/phoenix
Pixer.us – http://www.pixer.us/
FotoFlexer – http://fotoflexer.com/
Adobe Photoshop Express – https://www.photoshop.com/express/landing.html

E alguns outros editores grátis para serem instalados no seu computador:

Gimp – http://www.gimp.org/
CinePaint – http://www.cinepaint.org/
Gimpshop – http://plasticbugs.com/?page_id=294 (Gimp com cara de Photoshop, o que pode ser mais fácil de usar pra quem já conhece alguma coisa de Photoshop).

Se você não conseguir de jeito algum criar um banner nestes aplicativos, existe uma alternativa para fazer isso, que é o Banner Fans. Neste site, você só precisa escolher o background do seu banner (uma cor ou uma imagem), definir o tamanho (não esqueça que a largura deve ser 820px), colocar o nome da sua loja (escolhendo a fonte), posicionar tudo direitinho e, se quiser, escolher algum efeito ou borda. Depois que estiver pronto, é só fazer o download do seu banner, ir até as configurações no painel da sua loja e enviar o arquivo.

E pronto! São dicas simples mas que já vão deixar sua loja mais bonita! Agora adicione seus produtos e divulgue para o mundo!

Até o próximo Dicas de Sucesso!

  • http://twitter.com/margarete_borba Margarete Borba

    Estava pesquisando um pouco mais sobre o tanlup, e vi que não é possível inserir html como o comentário do Ricardo diz. Hoje já é possível?