Blog do Tanlup

16
Jul2011

Na Cozinha: Sopa de Linguiça

Eu adoro falar. De verdade. Quem me conhece deve estar pensando “eu sei…” mas quer coisa mais divertida do que falar o que pensa, o que se passou e o que deseja que venha a se passar? Um imaginário que toma vida quando sai do pensamento, na forma de palavras, é algo incrível e imprescindível na minha vida.

O problema está quando quero falar e receber amigos com excelência gastronômica. Muitas vezes os arrasto para a cozinha. Outras vezes, exijo a permanência por muitas horas além da refeição para que consiga cozinhar tudo e tenha tempo depois para verbalizar todos os pensamentos. Outras vezes, porém, busco pratos que possam ficar prontos pela manhã e aquecidos rapidamente de noite.

Esta sopa de linguiça é uma excelente opção para esses dias: um sabor ótimo que não é perdido ao reaquecer. Com um vinho malbec não tem erro.

Sopa de Linguiça

Ingredientes

  • 400g de linguiça cortada em rodelas (uso linguiça calabresa defumada, mas pode usar a cozida e dar uma fritada antes, ou uma linguiça de frango ou toscana – só tomando cuidado com os condimentos de cada uma)
  • 60g de bacon (será usado para o refogado, então não precisa escolher o pedaço com menos gordura e mais carne…a gordura será bem vinda nesta receita)
  • 4 batatas asterix
  • 1 cebola roxa picada
  • 2 dentes de alho picado
  • 500ml de caldo de legumes
  • 200ml de creme de leite
  • Tomilho fresco opcional

Modo de preparo

Aqueça o bacon e, quando a gordura estiver dourada, adicione a cebola e o alho. Refogue-os bem e adicione as batatas deixando receber o refogado.

Depois basta adicionar o caldo, que vai ser responsável por cozinhar as batatas. Quando estiverem cozidas, adicione a linguiça e passe no processador (ou leve o mix à panela e bata tudo dentro da própria panela – se estiver fazendo pela manhã para servir à noite, pare neste ponto).

Volte com o caldo ao fogo. Quando começar a ferver, apague o fogo e adicione o creme de leite. Se for adicionar tomilho, salpique na hora de servir.

Não adicionei sal pois a linguiça defumada é salgada, além do caldo de legumes (caso use o industrializado).

**Flavia Peroba e Natalia Valle são duas amigas apaixonadas por gastronomia e juntas criaram o Gulab. Flavia é gastrônoma e vende suas gostosuras na Flavia’s Bites e Natalia é fotógrafa e vende suas fotografias e outros acessórios na Cellophane.

  • http://twitter.com/leka_cerqueira Alessandra Cerqueira

    Eu já gosto muito de linguiça e a receita caiu bem!
    Bom domingo!