Blog do Tanlup

05
Aug2011

Na Cozinha: Wrap Oriental

Comida asiática virou moda no Rio de Janeiro há um certo tempo. Os poucos que ainda não sucumbiram à imposição gastronômica atual são, praticamente, coagidos a experimentarem. Devo dizer que sou uma das coatoras, tendo em meu método pratos que brinquem com nossos produtos adicionados de um toque asiático.

Este wrap oriental é uma excelente forma de apresentar essa cultura gastronômica: há os vegetais na sua forma mais crua, tem o elemento gelatinoso do peixe cru no macarrão, e brinca com o sal e doce como nos sushis, com o arroz adocicado embebido no shoyu super salgado.

Apesar de ser um prato para a iniciação asiática, ele é altamente sugerido para aqueles já dependentes das delícias do leste.

Wrap Oriental

Ingredientes

  • 12 folhas de arroz
  • 1 cenoura grande cortada em julienne (tirinhas bem finas)
  • 1 pepino em julienne
  • 50g de macarrão de arroz

Modo de preparo

Se você nunca trabalhou com folha de arroz, prepare-se para a coisa mais simples do mundo. Tenha uma bacia ou forma de bolo redondo com água quente e coloque a folha dentro da água por 1 minuto (conforme a água for esfriando, o tempo será maior). Retire e recheie com os vegetais e o macarrão (cozido da mesma forma, 1 minuto na água quente). Sirva com molho agridoce ou teriaki.

Existe uma forma correta de se enrolar os wraps, mas só encontrei um vídeo explicativo em inglês.

**Flavia Peroba e Natalia Valle são duas amigas apaixonadas por gastronomia e juntas criaram o Gulab. Flavia é gastrônoma e vende suas gostosuras na Flavia’s Bites e Natalia é fotógrafa e vende suas fotografias e outros acessórios na Cellophane.

  • Ana

    Esses rolinhos são a base do gỏi cuốn, que é um prato vietnamita.
    Recomendo que procurem por receitas de 
    gỏi cuốn, pois os molhos são ótimos e você pode variar o recheio dos rolinhos. Ah.. já aviso que o nam pla (น้ำปลา), molho de peixe sugerido em algumas receitas, não agrada o paladar da maioria dos brasileiros, mas você pode fazer seu molho sem ele, que também fica bom. O gỏi cuốn pode ser servido como uma entrada refrescante e leve nos jantares de verão, seja com amigos ou familiares. Fica a dica. ^^

  • http://twitter.com/gabbiadorata Valentina Rampini

    o video nao está funcionando, socorrooo kkk.. quero fazer <3